Confira como o blockchain influencia o mercado imobiliário

6 minutos para ler

Já ouviu falar em blockchain? O setor imobiliário com certeza é um dos mercados mais tradicionais que temos, além de ter passado por um grande processo de digitalização recentemente.

Fora o uso de tecnologias como a famosa BIM, também começou a ser usado em transações o blockchain, o que fez com que todas as transações digitais de qualquer tipo de imóvel sejam muito mais transparentes, além de seguras.

Confira mais sobre o que é blockchain a seguir!

Blockchain como funciona. | Foto: Unsplash/Launchpresso.

Afinal, o que é blockchain?

Não se preocupe, antes que você procure na internet “blockchain o que é”, o conceito de blockchain será explicado de forma aprofundada. Para pessoas que nunca tiveram contato antes, o blockchain é bastante ligado aos bitcoins (uma moeda virtual que foi criada há alguns anos). Porém, o blockchain pode ser usado para diversas outras finalidades, como a validação de contratos, a venda de imóveis, trocas de ações e muito mais.

Dentro do mercado imobiliário, o uso dessa cadeia de dados é o suficiente para ajudar a tornar todo o processo bem mais fácil, conseguindo reduzir toda a burocracia dos métodos e também ameaça de fraudes. O motivo disso é que, por meio do blockchain, todas as informações sobre a casa, sejam elas legais ou habitacionais, são criptografadas e ficam disponíveis na internet.

Então, basicamente, a partir do momento em que uma casa é vendida, todas as pessoas que foram envolvidas no processo da transação ficam conectadas. Essas informações são registradas digitalmente e guardadas em um sistema que é quase inviolável. Dessa forma, elas podem ser enviadas com muito mais rapidez e simplicidade.

Porém, mesmo que as moedas digitais sejam sempre rapidamente associadas ao conceito de blockchain, essa tecnologia pode ser usada de diversas formas. Esse sistema registra os blocos de dados em forma de cadeia e vincula as informações umas às outras. Dessa forma, qualquer transação de qualquer natureza se torna mais segura e consegue beneficiar as diferentes atividades.

Como funciona e para que serve?

Entender como funciona o blockchain pode parecer algo complicado, mas é muito mais fácil do que parece. Todas as transações digitais passam pela assinatura e registro por meio de um grupo de computadores independentes. O blockchain não fica alojado em um lugar físico específico, já que ele é online e conta com um extenso grupo de máquinas conectadas à internet. 

Quando uma transação é feita por alguém, todos os computadores envolvidos no processo recebem as cópias que a comprovem. Essa informação é então validada por todos os computadores em uma espécie de auditoria em que as máquinas conferem os dados entre si antes de passar pela integração na cadeia. 

Dessa forma, se cria uma corrente de dados criptografados que registra todo o histórico de movimentação. Graças a conferência de dados e também o encadeamento em blocos, ataques de hackers e violações de informações se tornaram algo muito mais raro e difícil de acontecer. Por isso, existe muito mais segurança e transparência em operações que envolvem a tecnologia.

Como blockchain influencia e impacta o mercado imobiliário?

O blockchain tem sua parcela de influência dentro do mercado imobiliário e é responsável por causar diversos impactos positivos dentro desse ambiente. Em vários países já existe a possibilidade de se realizar negociações financeiras com o uso de criptomoedas, ou seja, pagando por produtos com elas.

Porém, as possibilidades de sistema para o setor imobiliário não param por aí. É possível que chegue o dia em que os imóveis poderão ser pagos com bitcoins e muitas outras moedas digitais. Algumas das influências do blockchain são:

Menos burocracia

Como já foi citado, o blockchain age como uma estrutura de dados super complexa, que avalia, registra e armazena informações importantes. Dessa forma, o uso do sistema consegue ser ainda mais prático em relação a todas as outras funcionalidades, como a negociação de imóveis. Além disso, o blockchain pode ser útil para conseguir armazenar dados, informações legais e também processos, fazendo com que a burocratização seja diminuída.

Mais segurança

É muito mais tranquilo fazer uma transação quando se sabe que todos os dados são protegidos pelo blockchain. Na hora de se fazer a negociação de um imóvel, todas as informações relacionadas ao patrimônio são arquivadas na web e com segurança.

Por esse motivo, elas ficam disponíveis de uma forma mais transparente. Poderiam ser enviadas e recebidas de uma maneira rápida entre todos os interessados, mas de um jeito que evite riscos de que alguma fraude aconteça.

Negociações mais fáceis

Todo o aumento da transparência e agilidade proporcionadas pela tecnologia do blockchain para o mercado imobiliário, de alguma forma, poderia favorecer especialmente os compradores e também investidores que estejam interessados nesses imóveis.

Essas características promovem uma maior facilidade na hora de se fazer negociações. Um exemplo disso é que agora é possível conferir diversas informações e comparar os imóveis, as taxas e as avaliações entre si por meio da estrutura online.

Dessa forma, o comprador ou investidor tem muito mais facilidade para encontrar as melhores opções e também economizar dinheiro. Além disso, é mais fácil conseguir financiamentos, já que esse sistema simplifica todas as negociações e diminui a burocracia.

Então, de forma geral, os benefícios que o blockchain agrega para o mercado imobiliários são uma maior praticidade nas transações feitas, por ser um sistema digital que permite a obtenção de documentos de forma direta, reduzindo a burocracia do processo e facilitando a comunicação. 

Mais segurança no processo, já que toda a tecnologia de validação do blockchain torna todas as informações mais seguras, registrando cada passo.

E, por último, uma maior facilidade para pagamentos e financiamentos, que geralmente envolve diversas validações e checagem de informações, o que  leva muito tempo. Mas graças aos elementos que são disponibilizados online, todo o processo é simplificado, porque conta com o livre e prático acesso de todas as suas informações na internet.

maior-outlet-imobiliário
Posts relacionados

Deixe um comentário