Saiba aqui se é melhor investir numa casa ou apartamento

6 minutos para ler

Você tem o sonho de comprar um imóvel? Já teve dúvidas para escolher entre casa ou apartamento? Sabemos que essa escolha depende de muitos fatores que se baseiam no perfil do investidor e nas prioridades que ele atribui e que acrescentam valor ao imóvel, como privacidade, segurança, conforto e espaço.

Com este artigo, temos o intuito de te auxiliar a escolher entre casa ou apartamento. Então, leia todas as informações que separamos para você tomar uma decisão sobre onde investir o seu dinheiro.

Está em dúvida se prefere morar em casa ou apartamento? Este artigo pode te ajudar! | Foto: Unsplash/Brian Babb.

Vantagens e desvantagens de investir em casa

Muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de decidir entre casa ou apartamento, visto que essa é uma decisão que depende de preferências pessoais e do orçamento que cada um tem disponível.

Para escolher entre casa ou apartamento, as pessoas precisam fazer uma análise adequada sobre as vantagens e desvantagens que cada opção oferece.

Por esse motivo, não existe uma opção melhor, seja apartamento ou casa, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Tudo depende de preferências pessoais e do orçamento disponível para investir no imóvel.

Fazer uma análise dos prós e contras é uma iniciativa que pode ajudar a decidir entre casa ou apartamento, visto que tanto a casa quanto o apartamento oferecem vantagens e desvantagens.

Está pensando em investir em uma casa ou apartamento? A seguir, veja quais são as vantagens e desvantagens de uma casa para escolher qual opção será melhor para o seu perfil de investidor e para as suas necessidades.

Vantagens de investir em uma casa

1. Mais espaço

Para quem quer investir em uma casa e pensa em proporcionar aos moradores um lugar maior e aconchegante, a casa pode ser a melhor opção. Se a intenção é acomodar  famílias que tenham muitos filhos ou animais de estimação, esse tipo de imóvel, na maior parte das vezes, possui uma área externa maior, oferecendo mais espaço para que crianças e animais brinquem ao ar livre, sem a necessidade de ter que ir aos parques. 

2. Você decide suas prioridades

Quando você investe em uma casa, não existe a necessidade de ter um consenso coletivo para fazer mudanças ou melhorias no seu imóvel. No caso de apartamentos, é preciso ter um consenso por meio da realização de votações e reuniões conduzidas por um síndico. 

3. Não existe a necessidade de fazer o pagamento de uma taxa condominial 

Casas em vias abertas não exigem o pagamento de uma taxa de condomínio. O dinheiro que você gastaria pagando condomínio pode ser economizado para fazer outras coisas que sejam mais importantes para você, como melhorias na estrutura da casa e decorações novas para o imóvel. Mas, existem casas situadas em condomínios fechados que demandam o pagamento da taxa condominial.

4. Uma casa oferece mais privacidade

Se você optar por investir em uma casa, saiba que elas são muradas e, por isso, a área é mais privativa.

Você viu quais são as vantagens de morar em uma casa, mas é claro que esse tipo de imóvel também carrega desvantagens. Entre elas está o custo elevado e menos segurança. Entenda mais sobre isso a seguir!

Desvantagens de investir em uma casa

1. Custo elevado

Em uma casa, você não irá fazer o rateio e a divisão de despesas. Então, os custos com manutenções que são cruciais para manter o imóvel acabam sendo mais altos, já que o proprietário terá que se responsabilizar inteiramente. 

Dessa maneira, os gastos para manter o imóvel acabam ficando mais altos até mesmo, maiores do que o valor pago em uma taxa condominial. 

2. A segurança fica prejudicada

Os prédios possuem portarias e ficam localizados em áreas mais movimentadas do que as casas. Mesmo que você decida investir em ferramentas para amenizar os riscos, como cerca elétrica, arame e câmeras, pode ser que elas não sejam tão assertivas, além de serem mais caras.

Outro ponto que faz com que as casas sejam menos seguras do que os apartamentos é que elas podem ser invadidas quando você precisar viajar, visto que acabam chamando atenção. 

Até aqui você viu quais são as vantagens e desvantagens de uma casa. Porém, para decidir entre investir em casa ou apartamento, você também deve ter informações a respeito dos prós e contras de um apartamento. Por isso, prossiga com a leitura para o próximo tópico!

Vantagens e desvantagens de investir em apartamento

Neste tópico, você irá conhecer os benefícios e as desvantagens de escolher um apartamento para investir. Vamos lá?

Vantagens de investir em um apartamento

1. Maior segurança

A portaria dos prédios é a responsável por controlar a entrada e a saída de indivíduos do condomínio. Isso evita que desconhecidos entrem no condomínio para incomodar. Para garantir ainda mais segurança, os prédios contam com um completo sistema de vigilância para espantar criminosos. 

2. Praticidade

Na maior parte das vezes, os apartamentos são menores do que uma casa. Diante disso, os cômodos internos ficam mais fáceis de serem limpos e as áreas externas são de responsabilidade de prestadores de serviços para a manutenção. 

3. Menos gastos

Mesmo que você tenha que pagar a taxa do condomínio, ao fazer os cálculos de gastos com lazer e academia, você perceberá que investir em um apartamento é bem mais em conta do que uma casa. 

Agora, conheça as desvantagens de investir em um apartamento para que você decida com mais assertividade entre os dois tipos de imóveis!

Desvantagens de investir em um apartamento

1. Regras e condomínio

Os moradores de apartamentos devem se comprometer com o pagamento da taxa condominial e com as regras aplicadas a todos os condôminos, visto que aquele que não cumprir com esses dois pontos poderá sofrer punições ou multas. Essa desvantagem do apartamento deve ser levada em consideração na hora de escolher entre casa ou apartamento.

2. A autonomia e a privacidade ficam comprometidas

Ao investir em um apartamento, você terá que conviver com os seus vizinhos diariamente. Em alguns casos, é possível até escutar tudo o que está acontecendo no apartamento do vizinho. Ademais, tendo em vista que a área social é compartilhada, o dono do imóvel não poderá fazer todas as mudanças que desejar.

maior-outlet-imobiliário

Posts relacionados

Deixe um comentário