Saiba se é seguro realizar compras online de imóveis

6 minutos para ler

O surgimento da internet ocasionou grandes mudanças para a sociedade e entre os efeitos dessa nova tecnologia está a possibilidade de fazer compras online, ou seja, a internet alterou a experiência dos consumidores. No ambiente digital, é possível adquirir uma infinidade de itens que fazem parte do cotidiano, inclusive, bens maiores como veículos e imóveis.

A comodidade que as compras online oferecem é um grande atrativo para quem busca praticidade e rapidez, porém, surgem dúvidas e receios para quem opta por adquirir um imóvel na internet. Por esse motivo, neste artigo, preparamos tudo sobre a compra online de imóveis para que você garanta que sua transação seja segura. Continue a leitura!

Adquirir um imóvel pela internet pode ser uma escolha segura! | Foto: Pixabay.

É seguro comprar um imóvel pela internet?

É claro que uma das principais questões que qualquer pessoa faz, antes de comprar algo pela internet, é se aquela transação é segura. A boa notícia é que a resposta para essa questão é afirmativa, então, sim, comprar online é confiável e seguro!

O ambiente virtual é seguro para compras, porque todas as transações realizadas nele são válidas na Justiça e também passam pela criptografia, protegendo as compras online de hackers e golpistas.

Além disso, para a compra de um imóvel no ambiente virtual, há a possibilidade de enviar os documentos por foto, conferindo mais rapidez para o processo de compra. Vale ressaltar que todas essas documentações e dados permanecem sigilosos.

Agora que você já sabe que compras online são seguras, precisa conhecer as especificações que os sites de compras online precisam ter para serem considerados seguros. Assim, sua compra de imóvel pela internet se tornará mais assertiva. Leia o próximo tópico e descubra!

O que o site precisa apresentar para ser seguro?

Um site se apresenta seguro quando possui algumas ações para garantir a proteção de dados, evitando os riscos cibernéticos. A segurança de um site é muito importante para que os hackers e pessoas mal-intencionadas não se aproveitem de fragilidades para atacar as redes.

Para garantir que o site é seguro, é preciso fazer uma observação dos aspectos cruciais que, todo site preocupado com a segurança, deve ter. Logo, trouxemos dois pontos relacionados à segurança que um site precisa apresentar para ser considerado confiável.

1. Domínio próprio e URLs

O domínio é fundamental para um site seguro e de sucesso, para isso, ele costuma ser simples e direto para que os consumidores se lembrem dele com facilidade. 

Se um site não possuir um domínio elaborado, é possível afirmar que não é tão confiável, porém, sites com URLs amigáveis são capazes de fazer com que os mecanismos de busca e os consumidores os encontrem facilmente. 

2. Certificado SSL/HTTPS

Para qualquer loja online, a compra de um Certificado SSL é imprescindível, pois é o Certificado SSL que fornece segurança para que os clientes façam compras online. Para isso, é possível identificar um site com Certificado SSL, pois o site conta com um cadeado verde na barra do navegador.

Além dos dois pontos citados acima, para um site ser considerado seguro é preciso que ele tenha uma boa reputação no mercado. Para consultar isso, basta fazer uma pesquisa na internet e avaliar as avaliações de usuários que já fizeram compras online naquele site, além disso, também é viável consultar indicações de pessoas conhecidas que tenham uma experiência com aquele site.

Agora que você já descobriu o que um site precisa ter para ser considerado seguro para a realização de compras online, entenda, no próximo tópico, quais os cuidados que o consumidor deve ter antes de adquirir um imóvel ou qualquer outro item no ambiente digital. Assim, você diminuirá os riscos de ser vítima de um ataque cibernético. Confira!

Quais cuidados o comprador precisa ter?

Para não cair em um golpe cibernético, qualquer consumidor deve ter consciência dos cuidados necessários antes de fazer qualquer transação no ambiente virtual, ainda mais quando se trata de um imóvel, que é um bem valioso.

Antes de decidir pela compra de um imóvel pela internet, faça pesquisas e tome os devidos cuidados. Para garantir um bom negócio, assim como pessoalmente, no ambiente virtual também é fundamental checar alguns aspectos. Os aspectos mais importantes você pode conferir a seguir:

Esteja atento ao seu investimento

Esteja atento ao investimento que você pode fazer, analisando os valores que serão gastos, as despesas de compra e venda, custos com documentações e com o imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que variam de acordo com o município.

Cheque o imóvel

Cheque se o imóvel está bem localizado e se oferece estabelecimentos essenciais nas proximidades, como supermercado, padaria e agências bancárias, principalmente se você pretende alugar, pois os indivíduos costumam priorizar imóveis bem localizados.

Cheque a documentação

Atente-se aos documentos de imóvel, conferindo se ele está em ordem e se são originais. Caso haja algum erro, procure ajustá-lo quanto antes.

Tire todas as dúvidas

Não deixe de tirar todas as suas dúvidas durante as compras online de imóveis. Sendo assim, antes de fechar um negócio, é imprescindível esclarecer todas as questões pertinentes para que seja um bom negócio.

Formalize a transação

Não se esqueça de formalizar toda a transação por meio de um contrato assinado. É muito importante ter o documento em mãos para evitar qualquer tipo de problema burocrático.

Como é feita a assinatura do contrato?

A assinatura do contrato é feita de forma totalmente online, ou seja, as partes não precisam se dirigir até o cartório, sendo assim todos os envolvidos recebem o link do contrato e assinam digitalmente. E a assinatura digital deve ser feita até determinado período de tempo. 

Por último, uma das grandes vantagens de um contrato online de imóvel é a possibilidade de armazenar o histórico de todas as etapas feitas.

Ao final da leitura deste artigo, saiba que se você tomar todos os cuidados antes de fazer compras online, isso pode ser bastante seguro e prático para você! Está procurando por imóveis para adquirir de forma totalmente digital e segura? Conheça a Resale e compre online!

maior-outlet-imobiliário
Posts relacionados

Deixe um comentário