Confira 6 dicas para valorizar um imóvel para venda

6 minutos para ler

A venda de um imóvel, apesar de muito benéfica financeiramente falando, pode ser um processo um pouco extenso. Nesse sentido, existem algumas dicas para valorizar o imóvel que, além de fazer com que essas casas ou apartamentos sejam vendidas rapidamente, também farão com que eles valham mais. 

É super importante que você, que vai vender um imóvel, esteja por dentro das tendências que determinam o que valoriza um imóvel. Assim, você poderá aplicar esses fatores que valorizam um imóvel de maneira correta. Confira, a seguir, algumas dicas para valorizar um imóvel.

Saiba a melhor maneira de valorizar um imóvel. Conheça os fatores que valorizam o imóvel. | Foto: Freepik.

Deixe o externo atrativo

Quando uma pessoa vai comprar um imóvel, ela costuma considerar bastante o lazer daquele lugar, e preferencialmente optará por um ambiente solícito e em bom estado para possíveis convidados. Dessa forma, é muito legal para a valorização de um imóvel que o externo dele esteja bonito e convidativo. 

Se o imóvel em questão for uma casa, essa valorização do externo se torna ainda mais importante. Isso porque esse é um ambiente muito usado pela família diariamente. Por isso, é bom para a valorização que, além de bonito, tenha alguns itens de lazer como piscina, churrasqueira, um jardim bonito e mais o que a criatividade e o orçamento deixar. 

Agora, se o imóvel for um apartamento, provavelmente não terá muito o que possa fazer para tornar o exterior mais atraente para possíveis compradores. Nesse cenário, é importante que na hora da venda você ressalte os pontos positivos da área externa e entregue opções de lazer que possam ser feitas na área oferecida pelo condomínio. 

Faça reformas

Um imóvel com cara de novo é muito mais chamativo do que um antigo, o que, consequentemente, valoriza e aumenta o preço dessa casa ou desse apartamento. Assim, se for possível, é muito positivo separar um dinheiro para fazer uma reforma geral neste imóvel, a fim de que ele pareça mais atual do que realmente é. 

Visualmente, essa reforma deve ser feita de acordo com o seu público-alvo em geral, ou seja, a aparência da casa não pode ser muito específica e ter uma personalidade muito forte. Dessa forma, será possível que os prováveis compradores visualizem melhor o potencial daquele ambiente para atender suas próprias demandas, um item muito importante são as paredes, que devem estar com cores neutras. 

Um bom item para ser reformado são os pisos da casa. Isso porque eles geralmente estragam muito facilmente, dependendo do material, os pisos ficam com uma aparência feia e encardida durante o uso. Por isso, a troca deles é uma boa estratégia para valorizar o imóvel.

Invista em decoração neutra

Novamente, tendo em mente o raciocínio de proporcionar aos possíveis compradores a possibilidade de visualização das diversas formas de decoração da casa, é importante que a decoração feita para visitação seja neutra e sem muita personalidade. 

Essa também é uma forma de fazer com que muitas pessoas se sintam atraídas pela casa. Se você optar por móveis excêntricos, muito provavelmente o público em geral não irá se interessar, e isso reduzirá significativamente o número de possíveis compradores de seu imóvel, podendo entardecer a venda ou desvalorizar o preço. 

Uma boa dica aqui é investir em móveis que estejam na moda e parecem algo moderno e atualizado. Essa aparência de itens novos fazem com que o imóvel valorize bastante.

Não deixe bagunça visível

Muitas vezes, o imóvel que será vendido já foi habitado por alguém ou por alguma família. Nesses casos, o processo de mudança completa pode acontecer de forma demorada e os antigos moradores acabam deixando vários itens para trás que formam uma bagunça neste imóvel.

Essa bagunça é extremamente prejudicial para a venda de um imóvel, podendo até o desvalorizar de maneira grave. Isso acontece porque os compradores, mesmo que sem perceber, costumam preferir lugares que estejam visualmente bonitos e uma bagunça com certeza irá repelir essas pessoas. 

Também inconscientemente, os compradores ligam essa bagunça ao futuro lar deles, ou seja, se você deixar bagunça no imóvel, eles não conseguirão ver aquele um local bom para morar. Assim, é importante deixar a casa limpinha e sem bagunça nenhuma dos antigos moradores. Se a família anterior deixar coisa para trás, ligue para eles e pergunte se eles ainda vão querer os itens, se a resposta for não, doe tudo. 

Verifique a documentação

Infelizmente, o processo de venda de um imóvel é bem burocrático e exige uma série de documentações que são difíceis de encontrar. Por isso, você precisa se colocar numa posição de, além de saber todos os documentos necessários, ajudar os seus possíveis compradores a conseguir todos esses papéis. 

Essa ação valoriza muito o seu imóvel pois muitos compradores simplesmente desistem de um imóvel por achar a compra muito difícil. Assim, se ele ver que você oferece o diferencial da ajuda, ele ficará ainda mais interessado e estará disposto até a pagar um valor a mais pela compra ser mais rápida e fácil.

Se você não tem habilidade nessa área, pode ser uma boa alternativa a contratação de alguém que tenha. Esse vai ser um investimento que mesmo que possa sair um pouco caro te ajudará muito a vender um imóvel, a o valorizar e te trará lucros.

Anuncie o imóvel

Existem muitas formas de anunciar a venda de um imóvel, as três principais são: internet, classificados de jornal e televisão. Para a escolha do melhor anúncio para o seu imóvel à venda é necessário fazer uma espécie de levantamento de quem é o seu público-alvo e, a partir daí, traçar os seus comportamentos e definir quais dos três veículos chamará mais a sua atenção.

Essa percepção de quem é o público-alvo é interessante até para definir como esse anúncio será realizado, qual será a situação apresentada nele que será de interesse para possíveis compradores. Isso valoriza seu imóvel pois aumentará a procura nele e, assim, com muita gente interessada, o preço subirá.

continue atualizado
Posts relacionados

Deixe um comentário