Tudo o que você precisa saber sobre imóveis retomados

6 minutos para ler

Investir no ramo imobiliário é uma prática que vem crescendo significativamente, principalmente nos últimos anos. Comprar imóveis é algo que traz muitas vantagens. A valorização constante, por exemplo, traz segurança e uma renda extra que pode ser fonte de muito lucro. No entanto, em um cenário econômico tão cheio de incertezas, existem dúvidas sobre a melhor maneira de comprar imóveis. Com a Resale, você pode tirar essas dúvidas. Comprar imóveis retomados é o melhor jeito de fazer valer seu dinheiro no mercado imobiliário.

Afinal, a Resale tem uma plataforma confiável quando se deseja comprar um imóvel retomado por um bom preço, mas também conta com uma interface de inteligência artificial e uma assistente virtual – a Rosie (Resale Opportunity Search Intelligent Engine) – pronta para ajudar com qualquer dúvida que possa surgir ao longo do processo. Comprar imóveis retomados ficou bem mais fácil!

Compre já o seu imóvel! | Foto: Unsplash.
Compre já o seu imóvel! | Foto: Unsplash.

O que é um imóvel retomado?

Muitas vezes, para comprar um imóvel, as pessoas optam por financiamentos bancários. Enquanto a opção de comprar por financiamento traz diversas vantagens para quem não se vê capaz de investir um valor tão alto à vista, se você opta por comprar dessa maneira, é necessário muito planejamento. Isso porque, um financiamento te permite não só sair do aluguel e ter uma casa própria, mas poupar e se programar a longo prazo.

No entanto, quando ocorrem imprevistos e as parcelas não são pagas dentro do prazo estipulado, os imóveis colocados como garantia acabam sendo retomados pelo banco. Portanto, os imóveis retomados vêm de atrasos no pagamento das parcelas de financiamento.

Curiosamente, ao contrário do que se acredita, a retomada não traz muitos benefícios para os bancos que a realizam, já que os custos dos financiamentos e de revender esses imóveis retomados não costumam ser baixos. Por isso, normalmente há uma tentativa de negociação por parte do banco que financiou o imóvel, ou pelo menos um aviso antes da retomada (o que não é obrigatório, mas preferível).

No entanto, apesar de preferirem buscar outras soluções, é necessário manter-se atento ao contrato, já que, geralmente, após 60 dias de atraso no pagamento, os bancos não veem mais solução e decidem pela retomada de sua propriedade. Assim surgem os imóveis retomados.

Como comprar um imóvel retomado?

Quando ocorre uma situação como a descrita acima, na qual um imóvel é retomado pelo banco após atraso no pagamento das parcelas de financiamento, – o que tornou-se especialmente comum no cenário da crise econômica que veio com a pandemia do Covid-19  -, os imóveis retomados são colocados a venda pelos bancos, para que esses tenham a chance de recuperar o valor que foi cedido na operação de crédito – o que te dá a chance de comprar um novo imóvel.

Nesse processo de venda de um imóvel retomado eles chegam para o novo comprador com descontos de até 70%, sendo possível encontrar imóveis a partir de 6 mil reais!

Se você pretende investir nesse setor e comprar imóveis retomados, a maneira mais simples de fazê-lo é por meio de um outlet imobiliário, a empresa Resale é a maior do ramo no Brasil.

Comprar imóveis retomados traz muitas vantagens para quem decide investir nessa área, até porque, os preços de imóveis retomados são significativamente menores do que os preços para comprar outros imóveis.

A Resale garante a realização desse processo de maneira 100% virtual, economizando não só seu dinheiro, mas seu tempo e energia. Por meio do site da empresa, você pode selecionar o imóvel que deseja comprar e conferir a vantajosa diferença entre o valor no qual o imóvel foi avaliado e o quanto você terá que pagar para adquiri-lo – os descontos são calculados pelo vendedor encarregado com base em critérios como o tipo de imóvel, seu grau de preservação e sua localização, e podem variar de 2% a 70%.

Você pode garantir uma renda extra com apenas alguns cliques. | Foto: Freepik.
Você pode garantir uma renda extra com apenas alguns cliques. | Foto: Freepik.

Quais documentos são necessários para a ação de compra?

Para comprar imóveis retomados, assim como para a compra de qualquer outro imóvel, é necessário, antes de mais nada, juntar alguns documentos necessários para esse processo.

Para dar entrada no processo de compra das propriedade, é necessário que o comprador apresente documentos pessoais, como:

  • Cópias de RG e CPF;
  • Certidão de nascimento e/ou casamento;
  • Cópias dos três últimos comprovantes de renda;

No entanto, vale lembrar que os documentos solicitados podem alterar de vendedor para vendedor, sendo assim, a lista apresentada pode aumentar ou diminuir de tamanho!

Todos os processos, desde a coleta desses dados, até a produção da escritura são fornecidos e acompanhados pela Resale em sua plataforma, o Pagimovel, uma plataforma transacional imobiliária desenvolvida pela Resale, que garante segurança, transparência e agilidade em todo o processo de compra e venda de imóveis, da proposta até o registro;

Quais as melhores formas de pagamento?

Para comprar imóveis retomados, existem algumas alternativas em relação à forma de pagamento. Na Resale, todo o processo realizado para comprar um imóvel – desde a seleção da propriedade até a assinatura do contrato e o pagamento – é realizado de maneira 100% virtual. 

Para isso, é feito o uso de um fluxo de compra automatizado e otimizado para reduzir o tempo dos processos burocráticos que comprar um imóvel envolve. Assim, toda a negociação é feita sem sair de casa e comprar um imóvel torna-se tão fácil quanto qualquer compra online! 

Em relação ao pagamento de um novo imóvel, é importante saber que existem diversas maneiras para comprar de forma segura, mesmo virtualmente. Os interessados em investir em um imóvel retomado podem efetuar o pagamento à vista, geralmente por meio de uma única transferência bancária. Se optar pelo parcelamento, o comprador somente tem a posse do imóvel depois que são quitadas todas as parcelas, e essa opção é disponível para alguns imóveis específicos.

Dessa forma, fica mais fácil investir no mercado imobiliário com segurança, transparência e simplicidade. Com tantas opções e a tecnologia como aliada, comprar imóveis retomados não é impossível! 

Se você tem interesse no mercado imobiliário, mas não pretende gastar muito dinheiro, não há solução melhor do que comprar imóveis retomados. Com a Resale, você faz isso de maneira simples, rápida e 100% transparente, sem nem precisar sair de casa. Confira agora!

Posts relacionados

3 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre imóveis retomados

  1. Pelo que pude perceber os descontos não são tão significativos como os mencionados.
    Pelo menos aqui na cidade de São Paulo.
    Ou talvez não esteja utilizando de forma correto este recurso.

  2. Pessoal, para que se tome posse de um imóvel adquirido que esteja ocupado, a Resale já providencia ou dispõe de serviço especializado no assunto?
    O principal receio de um adquirente é exatamente o desgaste que se tem quando o imóvel está ocupado. Talvez oferecer esse serviço seja um diferencial importante.

Deixe um comentário