Imóvel comercial X Imóvel residencial: O que é mais vantajoso?

6 minutos para ler

A prática de investir em imóveis é uma prática segura e certeira de conseguir retornos consideravelmente rápidos, dependendo de sua estratégia de investimento, e de forma segura. No geral, existem nesse cenário 2 principais segmentos: o imóvel comercial e o imóvel residencial. Nesse sentido, surge a dúvida de em qual deles investir. 

Enquanto que o imóvel comercial refere-se àquele que tem como finalidade o meio empresarial, seja para a abertura de uma loja, de um escritório ou outros do tipo. Já o residencial é o pensado exclusivamente para servir de morada para uma pessoa ou para uma família. A partir daí, é possível colher informações para análise de qual dos dois é melhor para investir. 

O imóvel comercial também pode se adaptar ao uso como residencial, se for o caso de uma empresa não aberta totalmente ao público, como um studio. Nesses casos, é necessário ter em mente que os clientes para esse tipo de imóvel são mais restritos por apresentarem um perfil de personalidade um pouco mais raro.

Saiba qual o melhor tipo de investimento para você. | Foto: Freepik.

Investimento em Imóveis: Residencial ou Comercial?

Não é possível entregar uma resposta certeira de que é melhor investir no imóvel comercial ou no residencial. Isso porque eles não são melhores por si só, existe uma série de pequenos detalhes que fazem com que um ou outro seja melhor para você, para sua realidade e para seus investimentos específicos. 

O preço de cada um dos tipos de imóveis também vai variar, principalmente devido ao tamanho e à localização, ou seja, é possível encontrar imóveis residenciais mais caros que comerciais ou ao contrário. Portanto, a questão do valor de cada um dos tipos também deve ser adaptada de acordo com sua realidade empresarial e de investimento. 

Como a resposta para o questionamento de qual tipo de imóvel escolher para investir é que depende de suas necessidades, é necessário que você consiga chegar a um consenso com alguma ajuda. Por isso, conheça agora os 5 maiores fatores que farão com que um desses imóveis seja melhor que o outro.

Localização

A localização é um fator muito importante na hora de decidir se o imóvel comercial ou residencial será escolhido. A razão para isso é bem simples: as pessoas que querem abrir um negócio costumam procurar um imóvel em um bairro mais comercial, enquanto que quem quer um imóvel para morar geralmente quer um lugar mais tranquilo. 

Isso quer dizer que se os seus possíveis investimentos forem em um bairro que quase não há nenhum comércio, será bem mais vantajoso investir em um imóvel residencial, e o contrário é verdadeiro. 

Geralmente, tipos de imóveis comerciais se juntam em um só lugar, já que os clientes procurarão naquele ambiente por ter um conhecimento prévio de que lá eles irão achar o que precisam. Ou seja, caso você decida investir em imóveis comerciais, é preciso estabelecer quais os tipos de comércio aquele imóvel pode ser no futuro, para encontrar lugares com fins parecidos perto.

Cuidado

Uma empresa costuma ter uma identidade visual muito bem definida, por tanto, mesmo que você entregue o imovel comercial todo arrumado e reformado (em questões estéticas), é bem provável que o empresário queira reformar tudo novamente para que o lugar se adeque da melhor forma possível à futura empresa. 

Já nos imóveis residenciais a realidade é um pouco diferente. Mesmo que muitas famílias tenham sim uma identidade muito bem estabelecida, elas não costumam investir muito em reformas inicialmente, justamente pelo fato de que o preço costuma ser elevado e, na maioria das vezes, não há um grande orçamento inicial como há em empresas. 

Ou seja, é possível que se você for alugar esses imóveis, e não vender, você precise ter um cuidado maior com o imóvel residencial do que no empresário. O cuidado citado é mais estético mesmo do que estrutural, que deve ser feito com frequência independente do tipo de imóvel. 

Contrato

Geralmente, o contrato de imóveis comerciais para alugar são bem mais perenes do que os de imóveis residenciais. O contrato de imóvel residencial costuma ser renovado anualmente, enquanto que o de comercial pode ter bem mais, como 5 anos. Assim, é bom ter essa informação em mente para que você consiga decidir qual investimento é melhor.

Entretanto, por ter essa perenidade no imóvel comercial, pode ser que as mudanças contratuais seja um pouco mais difícil de serem realizadas caso precise do imóvel residencial, que circula entre o público mais rapidamente. 

Demanda

É fato que o imóvel residencial tem bem mais procura do que o imóvel comercial, já que é mais comum alguém está querendo se mudar de casa do que abrir um negócio ou querendo trocar o lugar de sua empresa, sendo esse último ainda mais incomum. 

Mas, esse não deve ser um fator determinante porque, tendo mais procura, tem também mais concorrência para você. Portanto, é mais inteligente alinhar outros itens para que sua decisão seja mais precisa.

Algo legal a ser feito para evitar problemas de demanda e de localização, caso sua escolha seja a de investir em imóveis comerciais, é investir em aluguel de salas comerciais. Isso porque você já cria um ambiente comercial e, consequentemente, aumentará a sua demanda. 

Tempo

O tempo que você tem disponível para lidar com esses investimentos é muito importante para decidir qual o melhor tipo para você. Isso porque, justamente por ter um contrato mais perene, o imóvel comercial não costuma demandar muito tempo de supervisão. Essa característica se torna ainda mais evidente quando a empresa contratante é segura com uma boa administração.

Já no imóvel residencial costuma haver uma proximidade muito maior com o imóvel. Isso não acontece somente durante o contrato, mas também na hora de procurar o imóvel que você irá investir, um comercial pode ser mais fácil do que o residencial. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que o lucro será maior.

Posts relacionados

Deixe um comentário