Como investir no mercado imobiliário: dicas para começar

6 minutos para ler

Muitas pessoas têm interesse em investir em imóveis, mas nem todas sabem quais são os tipos de cuidado que devem ser tomados nessa decisão, para garantir que ela tenha apenas bons resultados. 

Investir em imóveis é uma ótima escolha, já que esse mercado apresenta diversas boas oportunidades e também é um dos mais seguros que existem para se fazer investimento.

Saber quais são os cuidados que devem ser tomados ao começar a investir no mercado imobiliário pode te ajudar a investir em imóveis que sejam benéficos para você. 

Quer saber mais sobre investir em imóveis e no mercado imobiliário? Confira aqui!

Como investir em imóveis. | Foto: Unsplash.

Vale a pena investir no mercado imobiliário?

Uma dúvida comum na hora de investir em imóveis é saber se esse investimento vale a pena. De uma forma geral, investir em imóveis vale sim a pena, porém, você deve saber como fazer isso corretamente. Entre os principais atrativos desse mercado, se encontram o alto potencial de valorização e a garantia de que essa busca por moradia e construções sempre existirá, de forma independente do cenário econômico do país.

Com isso em mente, é necessário fazer uma ressalva. Você deve avaliar se o investimento vale a pena para o seu perfil. Você vai perceber que existem várias formas de investir no mercado imobiliário e investir em imóveis, sendo essas opções imóveis físicos, títulos financeiros e também fundos. 

Cada tipo de aplicação oferece também algumas vantagens, riscos e características próprias, que devem ser cuidadosamente avaliadas antes de se investir em imóveis. Por isso, é crucial que você tenha cuidado na hora de investir em imóveis, para que o seu investimento possa valer a pena, caso o seu objetivo seja lucrar com esse mercado.

Caso contrário, você pode correr o risco de perder o seu dinheiro por conta de decisões erradas. Por esse motivo, pense bem antes de investir em imóveis e quais imóveis serão esses.

Cuidados essenciais ao investir no mercado imobiliário

Veja, aqui, alguns cuidados essenciais que devem ser tomados antes de investir em imóveis:

Analisar os riscos da aplicação

Analisar os riscos da aplicação é, com certeza, um dos cuidados mais importantes que se deve ter ao investir em imóveis. Lembre-se de avaliar itens como a liquidez e a possibilidade de desvalorização do imóvel, do investimento à luz do retorno que você tem o desejo de obter.

Cada tipo de aplicação oferece um nível de risco totalmente diferente. Porém, investir em imóveis físicos traz muitas vantagens para o investidor, algumas delas são: segurança, justamente por ser um patrimônio físico, que supõe ser menos arriscado; a construção de patrimônios; e a garantia de ter algo físico em seu nome.

Atentar-se ao risco de liquidez

Esse termo significa a facilidade da conversão de ativos em dinheiro sem que ocorra perda de valores.

Por esse motivo, ao investir em um imóvel físico, devemos analisar todos os pontos para saber se o imóvel tem alta ou baixa liquidez. A análise da liquidez das aplicações antes de investir o seu dinheiro é algo essencial, e sempre tenha em mente em quanto tempo você vai querer que o seu lucro seja resgatado ou se existe a possibilidade de precisar desse dinheiro em um imprevisto.

Apesar da liquidez, a principal vantagem do imóvel físico é que você se torna proprietário do bem e tem a liberdade de agir como desejar. Ou seja, pode fazer as reformas e modificações, vender ou até mesmo alugar o imóvel – sempre com o objetivo de obter lucro com o investimento.

Contudo, se em algum momento você decidir morar no imóvel que comprou para investir, também pode fazê-lo. Além disso, imóveis físicos podem servir de herança para filhos e netos.

Bens físicos também são uma alternativa valorizada por quem deseja ter acesso direto ao investimento. Como você pode decidir todos os aspectos relacionados à compra, é possível escolher algo para acompanhar de perto – inclusive o tipo e o local do imóvel.

É claro que não podemos deixar de citar, ainda, a possibilidade de ter a renda do aluguel. Muitos brasileiros se planejam para a aposentadoria ou independência financeira a partir da renda passiva fruto de aluguéis.

Saber onde buscar o imóvel para investir

Esse é um cuidado especial para quem está começando agora. Se você estiver decidido a investir no seu mercado imobiliário a partir de imóveis físicos, o primeiro passo que deve ser tomado é procurar onde esse imóvel está disponível para investimento.

Nesse caso, a Resale, por exemplo, desenvolve soluções para facilitar o acesso a imóveis retomados em operações de financiamento imobiliário, entre outras. Sendo assim, você pode comprar o seu imóvel imóvel diretamente com eles, facilitando a obtenção do seu investimento.

maior-outlet-imobiliário

Definir qual é o melhor tipo de investimento

É impossível encontrar um jeito de investir em imóveis que possam valer para todos os tipos de pessoas. A melhor forma de investir em imóveis é aquela que está mais alinhada com o seu perfil de investidor. 

A sua aplicação ideal vai variar de acordo com o nível de risco que você está disposto a correr, e as projeções de lucro que você deseja alcançar, junto com o prazo em que deseja resgatar os ganhos. Por esse motivo, é muito importante que você avalie o seu perfil de investidor antes de investir em imóveis. Existem basicamente três categorias:

Conservador

Tipo de investidor que tem uma baixa tolerância a riscos e prefere ganhar rendimentos que são menores e sem arriscar o seu dinheiro.

Moderado

Aquele investidor que busca por rendimentos que estejam acima da média e tenham um pouco mais de tolerância ao risco.

Arrojado

É o investidor que está sempre em busca dos rendimentos mais altos do mercado e para isso está disposto a correr um maior nível de risco em suas aplicações.

Começar com imóvel físico

Para as pessoas que estão começando a investir em imóveis agora, optar pelo imóvel físico é a opção mais tradicional, pois não exige tanto estudo na área, o que não é o caso da aplicação em ações, por exemplo. Essa categoria consiste num investimento sólido e sem muitos riscos, por isso é uma boa opção para quem está iniciando no mercado imobiliário.

Além disso, os juros são baixos e as vantagens de ter um imóvel são inúmeras, como já citamos aqui. E com os investimentos gerando poucos juros, caso você tenha grana para investir, comprar um imóvel é uma boa escolha.

Newsletter |melhores oportunidades
Posts relacionados

Deixe um comentário