Como funciona um leilão online? Confira!

5 minutos para ler

Você já se perguntou como funciona o leilão online? O leilão online pode ser tanto um leilão de imóveis quanto de outros bens, e é uma das novas modalidades de leilão disponíveis.

Participar de um leilão online pode fazer com que você encontre os bens que deseja, mas sem sair do conforto de sua casa, acompanhando tudo o que acontece no leilão por uma tela.

O leilão online tem diversas vantagens, mas você deve possuir conhecimento de alguns fatos antes de se aventurar no mundo do leilão online. Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de comprar um imóvel em leilão online!

Leilão de imóveis, imóveis de leilão. | Foto: Unsplash.

Tudo que você precisa saber antes de comprar um imóvel em leilão

Veja, aqui, tudo o que você precisa saber sobre o leilão virtual!

O que é o leilão online?

O leilão online, também chamado de leilão eletrônico, é uma modalidade virtual de venda e/ ou compra aberta ao público interessado, com uma estipulação de um preço mínimo para cada item ou lote de itens que forem oferecidos em negociação. Por regra, quem oferece o melhor lance é quem pode arrematar o bem que estiver sendo negociado.

Quais são os produtos que costumam ser leiloados?

Você pode encontrar uma variedade de produtos leiloados no Brasil, principalmente no leilão online. As plataformas públicas e também particulares te oferecem as possibilidades de arrematar automóveis, objetos de decoração e também aparelhos eletrônicos, e até imóveis.

Como é feito um lance online?

Depois de constatar que a plataforma que é responsável pelo leilão online é de fato uma plataforma confiável, para que você possa participar do leilão virtual e oferecer lances por um bem ou por um lote de bens pretendido, é necessário que você faça um cadastro prévio no site do leiloeiro, para que seja possível participar do auditório virtual na hora de dar os lances.

É muito importante que você observe as instruções da plataforma relacionadas e o tempo em que o leilão permanecerá disponível. Fora isso, o usuário deve ficar atento aos lances que forem feitos por outros participantes para decidir quanto deve apostar no seu próprio lance.

Como é feito o pagamento do leilão?

Depois que acontece o arremate do bem ou do lote, o leiloeiro comunica o vencedor do leilão, fornecendo os dados do bem que foi vendido, junto com seus valores, dados bancários, prazo e instruções para o pagamento. Esse pagamento deve ser feito por meio do depósito integral em dinheiro ou TED.

Quando se efetua a compra no leilão online, o arrematante deve enviar o seu comprovante ao leiloeiro, por meio da via exigida em edital para que se tenha a liberação da nota fiscal e do bem que foi arrematado.

Existem outros custos no leilão online?

Os preços de venda em leilões podem ser muito convidativos, mas é importante que você se atente aos outros custos pra entender se ainda sim está abaixo do preço de mercado. Por esse motivo, é muito importante sempre ler o edital e ficar de olho na situação dos produtos que foram adquiridos, antes de eles se habilitarem no leilão online.

Na maioria das vezes, os bens serão vendidos no seu estado de conservação e funcionamento em que se encontram naquele momento, sem qualquer garantia, o que pode acabar acarretando em ônus e mais despesas imprevistas após esse arremate.

Quais bens você pode encontrar no leilão online?

Existem diversos lotes dos mais variados tipos no leilão online. Por isso, você pode fazer aquisições através de qualquer tipo de leilão virtual. É possível arrematar desde itens de valor, como os imóveis e veículos seminovos ou usados, até carcaças ou peças específicas de determinados aparelhos.

Compre imóvel online

Algumas gestoras leiloeiras são especializadas e apenas trabalham com certos tipos específicos de lotes, por essa razão, é aconselhável que você leia o edital para saber mais sobre a empresa e o funcionamento do seu leilão online.

Todos esses bens devem ter as suas origens comprovadas seguindo uma série de condições jurídicas antes mesmo de serem anunciados. Mesmo assim, é importante que se leia atentamente essa descrição para saber mais sobre essas especificações e o estado que o produto se encontra, porque quando se está na modalidade online, não é possível avaliar o lote antes de arrematar.

Vantagens de se participar de um leilão online

Quando se participa ou compra lotes em leilão , se pode aproveitar diversas vantagens exclusivas, como as seguintes:

  • Compra de itens com preços muito mais acessíveis quando comparados ao de valores do mercado;
  • Uma maior variedade de imóveis;
  • Compra muito mais segura;
  • Você decide quanto deseja gastar em algo;
  • Participar do leilão online sem sair do conforto da sua casa;
  • Conta com ferramentas exclusivas que podem te ajudar a não perder nenhum lance;
  • Dar o lance de forma prévia.

Leilões online são confiáveis?

Os leilões virtuais são muito mais seguros, desde que algumas precauções de segurança sejam seguidas e observadas. Antes que você efetue os cadastros, enviando os dados bancários ou documentos em uma plataforma que ainda não é conhecida, é recomendável que você cheque a reputação da plataforma do leilão online.

Serviços como o Reclame Aqui também podem te ajudar a descobrir se existem queixas de consumidores que já foram enganados pela plataforma pesquisada. Fora isso, também é necessário checar se a sua página tem HTTPS e se o endereço corresponde ao website real do ofertante.

Newsletter |melhores oportunidades
Posts relacionados

Deixe um comentário