Saiba como se dá a modernização do mercado imobiliário

6 minutos para ler

Com o avanço da tecnologia, várias áreas do mercado de trabalho foram se modernizando. Isso não foi diferente com o mercado imobiliário, que cada vez mais mostra uma modernização acelerada. A pandemia também desencadeou essa modernização, uma vez que as opções tecnológicas se tornaram a melhor opção e uma delas é a compra on-line no mercado brasileiro.

Segundo o estudo feito pela IDC (International Data Corporation), atualmente, 88% dos entrevistados no Brasil compram on-line. Claro que, comprar um imóvel não é igual comprar uma roupa. Mas, hoje em dia, fazer toda a parte burocrática, como registro em cartório e negociações, pode ser feita on-line, pois não existe mais a necessidade de comparecer presencialmente em locais específicos para realizar a compra de um imóvel.

Continue lendo para entender melhor o que é modernização e para conhecer ferramentas que facilitam a compra e venda de imóveis nessa era de modernização tecnológica.

A modernização do mercado imobiliário é algo novo e que tomou conta em 2020. | Foto: Freepik

O fato é que o mercado imobiliário era uma área que não tinha muito investimento em inovações tecnológicas, porém, como mencionamos, tudo mudou com a pandemia.

A busca pela facilidade e o fato de evitar frequentar lugares presencialmente, fez com que o mercado imobiliário adotasse uma modernização, tornando-se mais digital e, assim, continuar a vender imóveis via internet. Sendo assim, empresas de grande porte e startups começaram a entender o valor dessas inovações tecnológicas e adquiriram esse método para o seu negócio.

Algumas empresas já estavam por dentro dessa modernização antes da pandemia, portanto conseguiram passar por essa mudança mais tranquilamente. Outras empresas, que se viram obrigadas a se adaptar para conseguir manter seu negócio, expandiram os contratos com os clientes já existentes, proporcionando bons resultados.

As startups do ramo se adaptaram ainda melhor a essa modernização, visto que investiram em mãos de tecnologias que facilitaram e deixaram os processos menos burocráticos, sendo mais acessíveis para os consumidores, especialmente, pelo fato de realizar essa ação sem precisar sair de casa.

O crédito imobiliário, uma das partes burocráticas e demoradas da compra e venda, é o que mais está passando pela modernização, para que seja possível conseguir um financiamento imobiliário de maneira mais simples e 100% on-line, ao contrário de como funciona pelos bancos tradicionais.

O fato é que essas inovações afetaram positivamente todo o mercado imobiliário, desde corretores, imobiliárias, marketplaces e sites de venda de imóveis até leiloeiros.

Ferramentas que facilitam a compra e venda de imóveis na era da modernização

Conheça cinco ferramentas que ajudam o mercado imobiliário a se modernizar, facilitando a compra e venda de imóveis aos clientes:

1. Contratos digitais

Os contratos, com certeza, fazem parte da parte burocrática de se adquirir um imóvel. A ideia do contrato digital é reduzir essa burocracia e acabar com tantos papéis nesse processo.

A digitalização de contratos é uma das tendências mais seguidas atualmente, porque agiliza o processo de assinaturas e ajuda a reduzir custos, sendo uma facilidade tanto para a empresa, quanto proprietários, compradores e inquilinos.

O contrato digital é feito a partir do uso de assinatura digital de todos os envolvidos, requerendo assim a certificação que garante a segurança e validade jurídica do processo.

Adotando essa alternativa, todos os documentos podem ser enviados por e-mail, utilizando qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, o que melhora a experiência do cliente e agiliza as vendas.

2. QR Code nas placas

O QR Code é uma das inovações mais populares, na qual muitos restaurantes adotaram esse método para colocar seus cardápios, por exemplo. Assim, no mercado imobiliário, ele também apareceu para facilitar as coisas.

Imóveis à venda ou para alugar, não importa quanto tempo passe, sempre vão contar com placas fixadas na fachada da frente para chamar atenção. Agora, essas placas foram aprimoradas e os interessados naquele lugar ganharam uma surpresa: o uso do QR Code.

Com esse código, a pessoa que está passando em frente ao imóvel poderá escanear a placa e ser guiada diretamente ao site responsável pelo imóvel com todas as informações necessárias.

O QR Code é simples de ser usado, podendo ser impresso em um adesivo colado nas placas, o que também permite que possam ser trocados, sem mexer na placa. 

3. Tour virtual 360º

Outra ferramenta que se popularizou dentro das modernizações do mercado imobiliário é o tour virtual 360º. Este método melhora a experiência do cliente, passando mais confiança para os interessados.

Os passeios virtuais usam imagens em 360º, o que proporciona a oportunidade de visitar um imóvel como se estivesse lá presencialmente, vendo tudo na tela do seu computador, mas sem sair de casa.

O tour virtual 360º permite ver mais detalhes do lugar e ajuda a filtrar melhor as visitas, o que ajuda na economia do tempo tanto para o vendedor, quanto para o cliente. Além disso, ajuda a ter mais foco e melhorar os processos de venda e locação. 

4. Sistemas automatizados de gestão

O foco em otimizar os processos é apostar em ferramentas que ajudem a atender suas demandas com mais agilidade e eficiência. Por isso, invista no uso de um bom CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente, traduzindo) para melhorar a organização dos dados de imóveis e clientes.

Assim, com um melhor gerenciamento desses dados, haverá mais rapidez no trabalho e, consequentemente, para o cliente nesse processo.

Um bom CRM ainda permite ter relatórios mais específicos sobre o desempenho dos profissionais. 

5. Site convidativo

Depois de todas essas dicas, não se esqueça de ter um site convidativo e de fácil uso, além disso, é importante não esquecer da qualidade deste site, pois isso é uma exigência no mercado imobiliário.

Ele deve ser fácil de navegar, bem intuitivo, com um design bonito e agradável, para atrair a atenção do usuário e, responsivo, para que se adapte a qualquer tipo de mídia que você colocar lá.

Portanto, todas essas ferramentas estão transformando o mercado imobiliário, apenas trazendo benefícios e melhores resultados em vendas e locações. 

Agora, você já sabe como se deu a modernização do mercado imobiliário, conheça a Resale, o maior Outlet Imobiliário do Brasil, e facilite o seu acesso a imóveis retomados em operações de financiamento imobiliário, entre outras. Não perca tempo!

maior-outlet-imobiliário

Posts relacionados

Deixe um comentário