O que faz um imóvel desvalorizar?

6 minutos para ler

Na hora de iniciar um plano de investimento é necessário ter uma ideia geral de o que desvaloriza um imóvel para fugir desses itens e conseguir ter o maior retorno possível. Nesse cenário, a valorização de imóveis acontece quando a casa ou o apartamento possui características que fazem com que as pessoas estejam dispostas a pagar mais e a desvalorização de imóveis acontece em situações contrárias.

Evite investir em imóveis desvalorizados. | Foto: Freepik.

11 coisas que fazem um imóvel desvalorizar na hora de vender

Saiba as 11 principais características desvalorizantes de imóveis para analisar onde é melhor de se investir e onde só te trará prejuízos financeiros e de tempo.

Falta de área de lazer

Falando de casas, quando não há presença de quintal de tamanho relativamente bom, piscina, churrasqueira e outros itens de lazer pode ser exatamente o que desvaloriza um imóvel que você quer investir, vender ou alugar. Por isso, é legal investir em imóveis que tenham esses itens de lazer. 

Quando o assunto é apartamento, essa premissa também é verdadeira. Existem alguns apartamentos que possuem itens de lazer próprios, em sua varanda, entretanto, bons itens de lazer compartilhados já são o suficiente para valorizar o imóvel.

Falta de manutenção

A falta de manutenção também pode ser o que desvaloriza um imóvel. Isso acontece justamente porque quando uma pessoa ou uma família entra em sua nova casa se itens básicos como encanamento, energia e outros relacionados não estão funcionando como deveriam, existe a premissa de que eles terão que arrumar e isso é relativamente caro.

Portanto, o valor que essas pessoas gastarão para arrumar a casa será como se fosse descontado do valor que a casa teria se tivesse com a manutenção em dia. Muitas vezes os compradores simplesmente optam por uma casa com manutenção já feita, o que faz com que seu imóvel desvalorize ainda mais.

Garagem aberta

Famílias que possuem automóveis costumam procurar locais que preservem esses bens. Dessa forma, uma garagem aberta pode ser um item que faz parte do que desvaloriza um imóvel. Isso porque fatores como chuva, vento e tempo fazem com que os automóveis e outros bens que podem ser guardados em uma garagem se desgastam rapidamente.

Casa e decoração antigas

A estética de uma casa conta muito na hora de vender. Assim, casas e decoração antigas podem entrar no que desvaloriza um imóvel. Mesmo que não seja adequado fazer reformas estéticas muito profundas em uma casa, já que cada família tem uma identidade própria e irão deixar o seu lar com sua personalidade, é bom que o visual do imóvel não seja antigo. 

Uma casa antiga pode até mesmo passar a ideia de que a casa é velha e, por isso, necessitará de manutenções regulares e dará muito trabalho, isso espantará possíveis compradores e, consequentemente, seu imóvel irá desvalorizar.

Casa pequena

O tamanho da casa também entra em o que desvaloriza um imóvel. Casas pequenas, com poucos cômodos ou com cômodos pequenos são feitas, geralmente, para pessoas sozinhas e que muitas vezes não ganham muito bem, já que famílias grandes e ou pessoas de alta renda costumam procurar lugares moradias com muito espaço. 

Sendo assim, é importante ter em mente que o público de casa pequena não estará disposto a pagar muito por esse imóvel, a não ser que haja um diferencial muito grande e exclusivo nela, portanto, casas pequenas costumam desvalorizar um imóvel.

Pouco funcional

Alguns imóveis possuem itens importantes que acabam sendo disfuncionais e complicados no dia a dia, como por exemplo degraus muito altos ou rampas muito inclinadas. Esses pequenos detalhes podem ser o que desvalorizam um imóvel, já que mesmo mínimos, atrapalham muito no cotidiano.

Barulho

Um imóvel residencial geralmente precisa ser um local de descanso, e é praticamente impossível descansar com muito barulho ao redor. Sendo assim, esse é um fator decisivo que entra em o que desvaloriza um imóvel, já que os compradores não encontrarão no lar o que mais desejam: paz. 

O barulho que acontece durante todo o dia faz com que o imóvel desvalorize mais. Barulhos esporádicos que acontecem durante o dia acabam sendo mais aceitáveis, agora se eles acontecem durante a noite a desvalorização também é grande.

Pouca segurança

As pessoas costumam estar dispostas a pagar um valor mais alto quando o imóvel está localizado em um lugar mais seguro, principalmente quando estão adquirindo uma casa, já que ela oferece menos itens de segurança, um apartamento geralmente tem segurança, portaria e algumas outras coisas que fazem com que seja um ambiente mais seguro.

Para que essa desvalorização não seja tão intensa, é legal investir em casas que já tenham itens de segurança como câmeras, cerca elétricas e alarmes, isso faz com que as pessoas estejam dispostas a pagar mais pela casa.

Falta de infraestrutura

A falta de infraestrutura urbana faz com que um imóvel acabe sendo desvalorizado. Isso porque se perto do local não há locais de saúde, educação e lazer os moradores do ambiente terão que procurar esses itens em outros lugares e terão que se locomover até lá, aumentando suas despesas diárias com locomoção.

Assim, esses possíveis compradores não estarão dispostos a pagar caro se terão que gastar mais no futuro para proporcionar uma qualidade de vida adequada.

Afastado

Locais afastados, não somente da educação, do lazer e da saúde, mas também dos grandes centros urbanos podem também terem seu preço desvalorizado. Isso porque geralmente é nesses grandes centros que as pessoas trabalham e precisam resolver várias situações burocráticas, assim para eles é mais fácil encontrar um lugar perto.

Sendo assim, esses possíveis compradores estarão mais dispostos a pagar um valor mais alto pelo imóvel estar em um local mais perto dos lugares que essas pessoas precisam frequentar.

Sujeira

Locais sujos e com poluição no ambiente fazem com que o imóvel fique desvalorizado. Ninguém quer morar em um local sujo, muito menos pagar um valor alto por um imóvel localizado em lugares que não tem limpeza regular, não possuem saneamento básico e que apresentam poluição intensa.

continue atualizado
Posts relacionados

Deixe um comentário