Confira as vantagens de investir em imóveis do interior

6 minutos para ler

A ida ao interior do Brasil tem se tornado uma tendência cada vez mais frequente,na qual o fluxo migratório do país se inverteu. Ultimamente, a população está percebendo melhor as vantagens de morar no interior e as oportunidades desse estilo de vida.

O mercado imobiliário oferece diversas alternativas para aqueles investidores que buscam a distribuição de renda em várias oportunidades de ganhos. O aumento da diversificação eleva o nível de chances de atravessar crises econômicas ou imprevistos na vida pessoal. Ao longo da matéria você verá se vale a pena investir em imóveis nas cidades do interior do Brasil, quais as vantagens de investir em imóveis do interior e algumas dicas para começar esse investimento. Continue lendo!

Confira as vantagens dos imóveis do interior. | Foto: Freepik.

Investir em imóveis do interior vale a pena?

A maioria dos brasileiros possuem moradia própria. Embora esse sonho já seja conquistado por muitas famílias, muitas ainda desejam comprar uma casa para passar as férias, principalmente as pessoas que vivem em grandes metrópoles, como São Paulo.

Algumas dessas famílias desejam aproveitar as férias no interior. Portanto, muitos detalhes do dia a dia acabam nos fazendo repensar qual o local ideal para se morar. Será que existe alguma alternativa que nos proporcione melhor qualidade de vida, sem precisar abdicar dos benefícios da capital?

Em algum momento da nossa vida, procuramos colocar na balança alguns pontos para realizar o sonho de ter um imóvel e se permitir mais calma e paz para a escolha ideal da nossa rotina e vida. Algumas cidades do interior possuem um planejamento urbano muito bom, com excelentes imóveis do interior.

A partir disso, as possibilidades de se mudar para imóveis do interior se tornam uma boa ideia. Nestes últimos anos, no setor imobiliário as vendas aumentaram para veraneio e muitos clientes, que compraram há um tempo, já decidiram morar em imóveis do interior.

Quanto aos clientes que compram atualmente, a maior proporção segue para moradia e não mais para veraneio.

Existem inúmeras vantagens em realizar um investimento nos imóveis do interior, além da melhor qualidade de vida, o dono da propriedade poderá usufruir quando quiser, passar as férias com a família, ter maior privacidade e muito mais!

Quais as vantagens em investir em imóveis do interior?

Conheça algumas das principais vantagens de morar ou investir em imóveis do interior:

Redução de preços

As cidades do interior costumam ter preços reduzidos, em comparação às grandes cidades ou metrópoles.

Contato com a natureza

A maioria das cidades do interior preservam o ambiente ao seu redor. Se você tem preferência por uma paisagem verde, com cheirinho de chuva e calmaria, a paz que esse ambiente pode trazer é indiscutível e faz bem tanto para saúde física, emocional quanto espiritual.

Fácil locomoção

Nas cidades do interior, tudo costuma ser mais perto e mais fácil, principalmente se a cidade for pequena. Seus compromissos sempre estarão próximos de você.

Trânsito reduzido

O pesadelo do congestionamento ser rotineiro acabou. A paciência e o tempo, que antes você perdia no trânsito, transforma-se em mais tempos que você poderá passar com a família, por exemplo.

Tranquilidade e segurança

A depender da cidade, dormir com a janela aberta não é um absurdo. Andar com o celular no bolso ou abrir a carteira da rua, não obrigatoriamente atrai interesse de ladrões. Os roubos nas cidades do interior ocorrem bem menos.

Custo de vida em conta

Para aqueles que não querem ou não conseguem deixar o emprego da cidade, a realidade de muitas pessoas é trabalhar na capital e fixar-se em uma cidade do interior não muito longe. Isso permite um custo de vida comparativamente mais baixo e o conforto de uma vida mais tranquila.

5 dicas para investir em imóveis do interior

A seguir, confira algumas dicas para que você possa realizar um ótimo investimento em imóveis do interior, seja para veraneio ou moradia:

1. Investir em terrenos

Essa é uma boa opção de investimento, pois, ao investir em terrenos, você está garantindo uma ótima forma de lucro a médio e longo prazo. Um terreno dificilmente perde seu valor ao longo dos anos, principalmente quando as cidades se encontram em períodos de expansão.

Assim, é possível que você consiga um lucro – até que considerável – com a valorização desse imóvel, em relação ao que foi gasto durante a compra do terreno. Portanto, o mapeamento da região é um critério fundamental para garantir que os imóveis se desenvolvam e que, pelo menos, tenham algum potencial de valorização.

2. Compra de imóveis na planta

Para aqueles que desejam adquirir a casa própria, além de recorrerem a um investimento pessoal, buscam, principalmente, os imóveis do interior que ainda estão na planta.

Alguns fatores importantes e pontos decisivos devem ser levados em consideração, durante o período de construção do imóvel. Quando se trata de pontos positivos, os preços mais baixos chamam atenção de quem está investindo nos imóveis do interior.

Essa é uma boa alternativa para quem deseja adquirir um imóvel novo, pagando apenas uma entrada com pequenas parcelas.

3. Realize a procura de bons imóveis para alugar

O segredo para obter um imóvel locado, como forma de garantir uma renda extra todos os meses, é saber escolher o imóvel ideal. Portanto, devem ser feitas muitas pesquisas de mercado, para que você encontre um imóvel para investir com aluguéis.

Para tomar uma decisão, em informações de alta relevância, é essencial que você investigue o potencial de lucro que cada imóvel do interior pode gerar, de preferência em uma área segura e com a documentação em ordem.

4. Reformas

Quando mencionamos imóveis do interior usados que precisam de algumas reformas, essa se torna uma prática muito comum no mercado e uma ótima forma de investimento.

Faça um bom mapeamento pela cidade ou local que deseja comprar o imóvel e busque por casas antigas, mas que, com uma reforma, tornem-se muito valiosas. A partir disso, fica a seu critério decidir se a reforma vale ou não a pena nos imóveis analisados.

5. Estudo do mercado

Por fim, para que você tenha as melhores experiências e identifique as melhores oportunidades, não descarte a opção de estudar o mercado imobiliário.

Acompanhar os valores, aumento e queda dos aluguéis, estado de conservação e valorização, além das oscilações do mercado, são fatores essenciais para serem estudados e pesquisados ao realizar um planejamento financeiro na compra de imóveis.

Após conhecer as vantagens e algumas dicas sobre investir em imóveis do interior, não deixe de acessar a Resale, o maior Outlet Imobiliário do Brasil.

imóveis retomados
Posts relacionados

Deixe um comentário