Vender ou alugar: veja como decidir a melhor opção para o seu investimento

6 minutos para ler

A área imobiliária atrai sempre os mais diversos perfis com o desejo de investir nesse mercado. Isso porque, ter um imóvel é muito vantajoso, pois você consegue ter um investimento sem sofrer danos com as oscilações do mercado. Porém, como saber o que é mais vantajoso para você? Como decidir entre vender ou alugar

Com certeza a venda ou locação trarão bons resultados para o investidor, mas como saber qual vale mais a pena? Veja aqui quais fatores devem ser analisados antes da venda ou aluguel, e o que saber antes de se decidir entre vender ou alugar.

O que saber antes de tomar essa decisão?

Decidir se deve vender ou alugar é uma etapa muito importante quando se tem um imóvel, pois fazer a escolha certa, pode resultar em receber um retorno monetário maior do que você receberia se tivesse escolhido a outra opção. O investimento em imóveis é uma das formas de investimento mais tradicionais e seguras que existem, por isso cada dia que passa mais pessoas estão interessadas nesse mercado.

A resposta dessa questão não é fixa, e só depende de você. Ela é uma variante, que depende do perfil do investidor, dos objetivos dele e, por último, mas não menos importante, do imóvel em questão.  

Antes de qualquer coisa, você precisa ver seus objetivos: se precisa de dinheiro agora ou só quer uma fonte de renda extra. Com eles em mente, essa decisão vai se tornar mais fácil de tomar.

Vendo ou alugo, vender ou alugar. | Foto: Unsplash.

Além disso, independentemente de qual seja sua escolha, de vender ou alugar, você precisa valorizar seu imóvel. Imóveis bem cuidados e bonitos são mais fáceis de serem alugados ou comprados, porque o próximo dono não precisará desembolsar tanto dinheiro em uma reforma, evitando, assim, que ele gaste mais com o imóvel. Esse será um fator muito importante na venda ou locação dos imóveis.

Outro fator muito importante na venda ou locação dos imóveis é perceber se há uma tendência para os imóveis que são iguais aos seus, por exemplo, se os apartamentos do seu condomínio demoram muito para serem vendidos, ou se são alugados com rapidez. Além de que identificar o perfil de quem mais frequenta a região (se são mais idosos ou jovens universitários, por exemplo) ajuda a saber onde e para quem divulgar. Para conseguir essas informações, você pode observar os comércios e estabelecimentos em volta do seu imóvel e verificar se é uma área com mais escolas, mais bares, mais parques etc.

Imóveis perto de estabelecimentos como shoppings, padarias, farmácias ou de meios de locomoção fáceis, como locais próximos a avenidas e estações de metrô, geralmente têm boas chances de serem comprados ou alugados.

Quais os fatores para serem analisados?

Investir em um imóvel é uma ótima forma de investir seu dinheiro, já que é um mercado que quase não sofre instabilidades tanto na hora de vender ou alugar, como na hora de comprar e alugar, sendo esse um diferencial. Porém, antes de colocar a plaquinha “vende-se ou aluga-se” no seu imóvel, você deve levantar alguns fatores para serem analisados, de modo que você consiga decidir qual das opções, vender ou alugar, será o melhor investimento e trará mais benefícios. Alguns fatores a serem levados em consideração antes de vender ou alugar são:

Potencial de valorização

Esse é um ponto crucial na hora de determinar entre vender ou alugar, então procure corretores imobiliários e recolha o máximo de informações possível. Quando há a possibilidade de valorização futura do imóvel, você deve levar em consideração a possibilidade de primeiro alugar esse imóvel e depois vendê-lo, quando ele estiver mais valorizado. 

Um indicativo de futura valorização que você pode observar, é se há melhorias na infraestrutura, investimentos, melhor mobilidade etc, como um transporte público bom, comércios, shoppings, escolas, restaurantes e muito mais.

Porém, se a região em questão não apresenta sinais de que irá melhorar, o potencial de valorização é baixo ou se a demanda de imóveis na região está baixa, talvez não seja o melhor momento de alugar e sim vender.

Renda

A renda que você procura ter também deve ser avaliada na hora de pensar em vender ou alugar. Se seu objetivo é ter uma renda extra todo mês, então alugar é uma boa opção para você, mas caso você tenha mais interesse no ganho imediato de capital, vender é mais interessante.

O principal benefício em escolher alugar, quando se está em dúvida se deve vender ou alugar é esse: a renda extra que conseguirá todo mês. Além de ser o investimento perfeito para os mais conservadores desse mercado, você terá o ganho do preço do aluguel e não terá os gastos mensais anteriores, como conta de condomínio, IPTU, conta de luz. Mas o ponto negativo é que, assim que o inquilino sair, você perde essa renda e volta a arcar com esses custos, até alguém se interessar no seu imóvel novamente.

Liquidez de venda

Caso você necessite do valor total de seu imóvel, seja para uma emergência ou qualquer outro motivo, na hora de escolher em vender ou alugar, a venda é a resposta certa. No entanto, você terá custos ao escolher essa opção, sendo assim, talvez seja necessário que uma imobiliária faça a parte da divulgação do imóvel e ajude enquanto a venda for negociada. Lembre-se também: uma parte do valor deve ser convertida em pagamentos de impostos, ou seja, não será lucro para o investidor.

Vale ressaltar que, muitas vezes, o valor médio da região não irá condizer com suas expectativas do valor real do imóvel.

Apartamento vender ou alugar.| Foto: Unsplash.

Qual a importância do cenário econômico do país nessa decisão?

O cenário econômico do país influencia até mesmo no mercado imobiliário na hora de vender ou alugar. Com a queda da taxa Selic, ficou mais fácil realizar financiamento de imóveis, mostrando que é um bom momento para se comprar, mas não necessariamente vender. Isso ocorre porque, quando há dúvida entre vender ou alugar, ao escolher a venda, pode-se deparar com uma necessidade de flexibilizar seu preço, para que seja possível vender seu imóvel. 

Para quem prefere ser mais conservador na hora de vender ou alugar, e não tem tanta urgência para conseguir o dinheiro, é mais vantajoso, no momento, alugar seu imóvel e esperar mais um tempo para vender.

maior-outlet-imobiliário
Posts relacionados

Deixe um comentário